02 julho 2013

Benefícios e Malefícios do Chiclete



Uma universidade da Inglaterra fez uma experiência com algumas pessoas e descobriu que ao mastigar várias vezes o chiclete os mecanismos do cérebro responsáveis pela memorização são ativados e os batimentos cardíacos são aumentados. O cérebro por sua vez funciona melhor por causa do aumento da circulação do sangue e do oxigênio.

Para alguns, a mastigação do chiclete ajuda a perder calorias, o fluxo da saliva aumenta e a produção de ácidos que causam cárie diminui.
Na Grécia antiga as pessoas mastigavam resina de árvore para fazer a higiene bucal, depois de muitas substâncias usadas para mascar, Thomas Adams teve a ideia de mastigar a borracha que usava e assim surgiu o primeiro chiclete .

Nas diversas marcas de chicletes disponíveis no mercado entram componentes variados. Todas têm por base um tipo de goma, óleos vegetais e muitas outras substâncias, que mudam de acordo com o tipo e com o fabricante. Entre os componentes entram adoçantes (no caso dos chicletes sem açúcar) ou o açúcar comum, existente nas gomas de mascar tradicionais.

Dependendo da pessoa, de sua idade e do volume de chiclete que costuma consumir, os diferentes tipos de adoçantes podem trazer más consequências. Um exemplo são as diarréias, dada à lenta absorção de alguns adoçantes, como o sorbitol, pelo trato gastrintestinal.

Se você pensa que pode mascar vários chicletes todos os dias e que isso não trará nenhuma consequência, está completamente enganado! O fato de se mastigar o chiclete acaba estimulando a liberação do suco gástrico, o que pode gerar uma GASTRITE (inflamação no estômago). Isso se dá, principalmente, quando este órgão encontra-se vazio ou praticamente desprovido de alimento. É como se a pessoa enganasse o próprio organismo, mascando continuamente sem que a esperada deglutição venha a ocorrer depois. (Apenas a saliva adocicada pode ser ingerida!Você vai torrar seu estomago!).

Então, o estômago acaba agredindo as próprias paredes: o que pode resultar, também, em ÚLCERAS. E isso não é tudo! Ter esse hábito também pode sobrecarregar a mandíbula causando o BRUXISMO (hábito de apertar e ranger os dentes) e ainda alguns problemas na dentição.
Então masque chicletes com controle,sem excessos ,se não você ficara com dores de velhos kk,so falta começara jogar bingo!
Ector

Espero que tenha gostado deste post,comenta ae, abaixo temos outros que você pode se interessar;

Posts Relacionados